quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Imbassahy diz que 14o e 15o salários indignavam trabalhador brasileiro


O deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB) comemorou como sendo uma vitória de toda a sociedade brasileira a extinção do 14º e do 15º salários dos parlamentares no fim da tarde desta terça-feira, pelo plenário da Câmara. Ele lembrou que o PSDB propôs a inclusão do projeto na pauta de votações, esta semana, por entender que a matéria era prioritária, já que nenhum outro trabalhador no país recebe tais benefícios. “Na condição de líder da minoria no Congresso me coloquei a favor da matéria. Entendendo que o pagamento desses salários extras para os parlamentares indignava os demais trabalhadores brasileiros. Acho que todos ganhamos com essa decisão do plenário da Câmara. Agora precisamos aprovar o fim do voto secreto no Congresso, outra luta nossa que estou certo de que venceremos”, disse Imbassahy, acrescentando que, com essa decisão, a Câmara inicia um grande e importante processo de mudança da imagem do parlamento federal.

ACM Neto reivindica mais recursos para saúde em Brasília


                           Audiência aconteceu nesta quarta-feira
O prefeito ACM Neto participou nesta quarta-feira de audiência com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em Brasília. Acompanhado do secretário municipal de Saúde, José Antônio Rodrigues, o prefeito solicitou a revisão do teto do orçamentário dos recursos para atendimento de média e alta complexidade e ressarcimento das perdas de anos anteriores no que diz respeito a serviços de oncologia. O prefeito e o secretário também fizeram outras reivindicações importantes nas áreas de credenciamento para urgência e emergência e contratação de unidades de pronto atendimento no que diz respeito ao custeio por parte do Ministério da Saúde. “Também solicitamos ampliação dos recursos do SAMU 192 para requalificação das bases em Salvador e novas ambulâncias para substituir as mais antigas”, informou José Antônio Rodrigues. O ministro Alexandre Padilha se mostrou receptivo às demandas de Salvador e elogiou a postura do prefeito de ir pessoalmente à Brasília para tratar dos assuntos. Ele assumiu o compromisso de analisar tecnicamente as solicitações do prefeito e dar uma resposta em tempo breve.

Waldir Pires critica fechamento do Simm


                                   Vereador Waldir Pires
O vereador Waldir Pires criticou duramente hoje o fechamento dos cinco postos do Sistema Municipal de Intermediação de Mão-de-Obra (Simm). Os postos tinham deixado de funcionar na véspera (terça-feira, 26) sob a alegação da Secretaria Municipal de Promoção Social de que os postos de atendimento estão com suas instalações físicas em estado de degradação e sem condição de funcionar. “Nada mais importante do que um serviço dessa natureza em uma cidade pobre e cheia de desempregados, como Salvador”, disse Waldir Pires, recomendando que a recuperação dos postos seja feita gradativamente, unidade por unidade, sem necessidade de interromper o funcionamento de todo o sistema. Para Waldir, a iniciativa da prefeitura de paralisar todo o sistema causa uma grande preocupação,”sobretudo nesse momento de mudança de administração do município, que deveria trazer esperanças de uma gradativa rearrumação da casa”.

PSD baiano se reúne com executiva nacional e diz que ‘tendência’ é apoiar Dilma em 2014


 PSD baiano se reúne com executiva nacional e diz que ‘tendência’ é apoiar Dilma em 2014
Foto: Divulgação
A executiva baiana do PSD esteve reunida nesta quarta-feira (27) em Brasília, onde debateu o apoio a sucessão presidencial em 2014. No encontro liderado pelo presidente da legenda, Gilberto Kassab, e pelo líder do partido na Bahia, Otto Alencar, o entendimento dos partidários foi de que a “tendência natural” será apoiar a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT). A condição, segundo a executiva estadual baiana, estaria na continuidade “de um bom governo”. Para o deputado estadual Alan Sanches, presidente do PSD de Salvador e líder do partido na Assembleia Legislativa da Bahia, a presença da bancada baiana no debate foi importante. “Mostra que o PSD está unido em prol de um país melhor, bem como a nossa Bahia, cujo projeto não pode ter exclusão”, afirmou. Além de Sanches, estavam presentes os deputados estaduais Ivana Bastos, Maria Luisa Laudano, Ângela Souza e Temóteo Brito. Da ala federal marcaram presença Edson Pimenta, Fernando Torres e Paulo Magalhães, assim como o vereador de Salvador, Duda Sanches, que lidera o PSD na Câmara.

Câmara aprova fim do pagamento do 14º e 15º salários de parlamentares


Câmara aprova fim do pagamento do 14º e 15º salários de parlamentares
Foto: Laycer Tomaz / Ag. Câmara / Divulgação
O projeto que acaba com a chamada “ajuda de custo” para os deputados federais e senadores no início e no final de cada ano, conhecido como 14º e 15º salários dos parlamentares foi aprovado por unanimidade nesta quarta-feira (27) na Câmara Federal. Pela proposta aprovada, o benefício continuará a ser pago apenas no primeiro e no último mês dos mandatos de deputados e senadores, como uma ajuda de custo destinada a compensar despesas com mudança e transporte. De autoria da senadora e hoje  ministra-chefe da Casa Civil Gleisi Hoffman (PT-PR), o projeto já foi aprovado pelo Senado e, com a votação na Câmara, será promulgado pelas mesas diretoras das duas Casas.

Arena Castro Alves: Setur relata esclarecimentos enviados ao MP


Arena Castro Alves: Setur relata esclarecimentos enviados ao MP
Imagem: Setur / Divulgação
A Secretaria do Turismo do Estado (Setur) comentou nesta quarta-feira (27) notícia publicada no Bahia Notícias sobre a investigação da proposta de implantação da Arena Castro Alves pelo Ministério Público Federal da Bahia. Por meio de nota, a Setur afirma que a implantação do equipamento é uma proposta, e não um projeto, que faz parte da a requalificação do entorno da praça, e deverá ficar localizada a 50 metros do local, nas imediações da Ladeira da Preguiça. "O local proposto para a implantação é a encosta que liga as cidades Baixa e Alta. Atualmente, a área encontra-se degradada, com invasão para construção de barracos, e servindo de ponto de consumo de drogas", diz o texto enviado ao BN. Quanto ao questionamento do Ministério Público, o documento afirma que a Secretaria enviou ao órgão ofício com o esclarecimento de que "não existe um projeto de construção de uma arena para shows e eventos no entorno da Praça Castro Alves" e que a proposta prevê a "requalificação urbanística das vias do entorno, pavimentação de calçadas; construção de mirante; implantação de estacionamento". Ainda de acordo com a Secretaria de Turismo, a proposta só incluirá a Arena após manifestação positiva do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e das realização de audiências públicas.

JUSTIÇA ELEITORAL CASSA MANDATO DE VEREADOR ACUSADO DE COMPRA DE VOTOS


Solon consegue retornar à Câmara, após decisão judicial.
Solon (à esq.) consegue retornar à Câmara, após decisão judicial.
O juiz da 28ª Zona Eleitoral de Itabuna, André Dantas Vieira, decidiu pela perda do mandato do vereador Carlos Coelho (DEM) em processo de abuso de poder econômico e compra de votos. A decisão foi publicada nesta quarta, 27, e beneficia, diretamente, o suplente de vereador Solon Pinheiro (DEM).
Ainda na sua decisão, o magistrado determina a cassação do diploma de vereador de Carlos Coelho. O vereador do DEM era acusado de fazer cirurgias de laqueadura de trompas por votos.
André Dantas ainda cita parte do processo movido por Solon Pinheiro em que, mesmo candidato, Carlos Coelho não reduziu carga horária na Maternidade Ester Gomes (Mãe Pobre). A decisão foi comemorada também pelo advogado de Solon, Bruno Adry. Coelho ainda pode recorrer da decisão.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Collor assume Comissão de Infraestrutura e manda procurador-geral "calar a boca"


Collor assume Comissão de Infraestrutura e manda procurador-geral "calar a boca"
Senador comandará uma das comissões mais importantes do Senado |Foto: Divulgação
O senador Fernando Collor (PTB-AL) subiu à tribuna do Senado, nesta terça-feira (26), logo após ser empossado como o novo presidente da Comissão de Infraestrutura da Casa, considerada uma das mais importantes. Mas, durante o seu discurso nada relacionado a área que irá se debruçar, que trata de possíveis soluções para problemas como apagões, portos ou gargalos que impedem o crescimento do país. O político voltou atacar o procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Desta vez Collor mandou Gurgel calar a boca. O recado foi dado após aprovação pelo plenário do Senado de requerimento de sua autoria que pediu ao Tribunal de Contas da União (TCU) uma auditoria especial para investigar a suposta participação do procurador-geral na compra de 1,2 mil tablets. Collor afirmou que não adianta mais ele “engambelar” e esquivar-se para não prestar informações. Disse que agora a palavra está com o TCU. “Ele tem que calar a boca. Ele e sua trupe corporativista de emulas”, atacou, completando: “Agora é o Senado que quer saber de tudo. Por isso cale a boca e espere o TCU dar a palavra final”, disparou. O senador alagoano acusa Gurgel de ter comandado uma licitação direcionada, no valor de R$ 3 milhões, no final de 2012. Gurgel nega que houve direcionamento na compra e não descarta que o pedido de investigação seja um tipo de retaliação ao seu trabalho. “Isso chega a ser risível. Não a decisão do Senado, claro. O Ministério Público Federal não fez licitação para adquirir tablets. O que o Ministério Público Federal fez foi uma licitação para iPads, especificamente para a marca, sem qualquer direcionamento, como, aliás, já fizeram diversos órgãos do governo. Um dos precedentes mais recentes é do Ministério de Minas e Energia, em procedimento já aprovado pelo TCU", defendeu-se.

ILHÉUS: MOVIMENTO DENTRO DO GOVERNO PARA DERRUBAR SECRETÁRIA DE SAÚDE


camara-de-itabuna11

Na tarde desta terça-feira o assessor parlamentar Gil do Samu, deixou o seu carro no estacionamento da câmara de vereadores de Itabuna. Quando retornou, o carro não estava mais no local, foi furtado.
O carro é um gol prata ano 1994, placa HVL 2169.

Gil do Samu é assessor do vereador Ailson Souza (PRTB), e esteve no complexo policial para realizar o boletim de ocorrência.

Em 2012, cresceu bastante o roubo e furto de carro e moto na cidade, carros e motos já foram furtados no shopping e em uma faculdade particular

URUÇUCA: EX-PREFEITO MOACYR LEITE PASSA DESPERCEBIDO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA


moacyr

Na última semana o ex-prefeito de Uruçuca, Moacyr Leite Júnior (PP), foi visto nos corredores da assembleia legislativa do estado. O mesmo estava sozinho e aparentando abatimento.

Quando era prefeito, Moacyr Leite sempre era visto na assembleia legislativa com no mínimo cinco assessores, e era cortejado com vários deputados querendo o seu apoio.

Já na semana passada, Moacyr Leite não foi cortejado com nenhum deputado, e ainda teve que esperar um pouco para ser recebido pelo deputado estadual Mário Negromonte Junior (PP).

Moacyr Leite sentiu que “político sem mandato nem o vento bate nas costas”.

ITABUNA: RCM PROMOVE CAMPANHA DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO


RCM e PARCEIROS -Educação no Trânsito - Outdoor 01

A RCM Propaganda criou uma campanha de outdoor, jornal e revista, com objetivo de orientar motoristas e melhorar o trânsito em Itabuna . As peças publicitárias tem três versões: ultrapassagem proibida, mistura álcool e direção e mais respeito a sinalização, com enfoques em mensagens de forte impacto na comunidade.

Com e textos sugestivos a campanha provoca uma reflexão, colaborando para evitar acidentes e mortes, que fazem milhares de vitimas todos os anos. A criação das peças teve como redator Ricardo Oliveira, com direção de arte de Ronney Cláudio, midia de Luis Mota, atendimento e produção de Thiago Novoa e direção geral de Rui Carvalho.

As peças são assinadas numa parceria entre a RCM Propaganda e os veículos de comunicação Jornal Diário Bahia e a Outplac Outdoor, ambos de Itabuna. “Com essa campanha, estamos reforçando a responsabilidade social da RCM e estreitando os laços da empresa com a comunidade”, afirma Rui Carvalho.

DE OLHO EM 2014

Davidson comemora resultados.



O presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, aproveitou o final de semana para as costuras políticas, claro, de olho em 2014, quando pretende disputar uma vaga à Câmara dos Deputados. No sábado, 23, teve uns dedinhos de prosa com o deputado estadual Augusto Castro, com quem pretende fazer dobradinha eleitoral não apenas em Itabuna, mas em vários outros municípios baianos onde o deputado tucano está presente.

A conversa, no Hotel Tarik, foi acompanhada pelo vice-prefeito Wenceslau Júnior (PCdoB). Davidson vai para a disputa tendo já fechado o apoio do prefeito itabunense Vane do Renascer. Em entrevista ao PIMENTA (confira aqui), Vane disse que seu voto vai para o candidato a deputado do PRB, mas dará apoio aos nomes da sua base política.

ONDE HÁ FUMAÇA…



Pedrão e Naeliton tentam espantar boatos
Pedrão e Naeliton tentam espantar boatos

Deve haver um fundo de verdade na suspeita de que o prefeito de Itapé, Pedro Jackson (o Pedrão), e seu vice, Naeliton Rosa, andam se estranhando. Pelo menos, os próprios levam a história a sério, tanto que neste domingo, 24, fizeram questão de posar para foto enquanto aguardavam uns caranguejos no bar Katikero, em Itabuna.
A assessoria frisa que a foto é a prova inconteste de que os dois estão numa boa.
Pode ser. Assim como pode não ser.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Fani e Natália ganham capa especial da ‘Playboy BBB’



Pegando carona no sucesso do "BBB 13", a revista "Playboy" resolveu divulgar fotos inéditas do ensaio que Fani e Natália fizeram juntas. Na capa da publicação, divulgada nesta segunda-feira, as sisters aparecem nuas e abraçadas. A revista especial BBB chega às bancas na próxima quinta-feira, dia 28.
A edição comemorativa traz os 13 melhores ensaios feitos por gatas que saíram do reality show, que está em sua 13ª edição. As duas musas já tiveram uma capa da PLAYBOY cada uma, além do famoso ensaio em conjunto, de novembro de 2010.
Outras que marcam presença no especial e que ainda está na atual edição do programa é a baiana Anamara, Adriana, Priscila Pires, Cacau e Renatinha.



Fani e Natália ganham nova capa da Playboy
Fani e Natália ganham nova capa da Playboy Foto: / Divulgação Playboy

Dirceu pede a STF acesso a votos de ministros sobre mensalão


                 José Dirceu foi condenado a mais de 10 anos de prisão
A defesa do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) na sexta-feira (22) para ter acesso aos votos escritos dos ministros sobre o julgamento do mensalão, antes que seja publicado o acórdão do julgamento. O acórdão é o documento que resume as decisões do julgamento. Apontado como mandante do esquema do mensalão, Dirceu foi condenado por formação de quadrilha e corrupção ativa a 10 anos e 10 meses de prisão, mais multa de R$ 676 mil. Na semana passada, o relator do mensalão, presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, enviou ofício aos demais ministros informando que já terminou de elaborar a ementa do acórdão, que traz um resumos do que foi definido no julgamento, e já concluiu a revisão de seu voto por escrito. Após receber o relatório de Barbosa, os outros ministros do STF devem incluir o voto de cada um e o registro das discussões durante o julgamento. Na petição, os advogados de Dirceu afirmam que decidiram fazer o pedido diante da notícia de que o voto do relator está pronto. Segundo a defesa do ex-ministro, a “excepcional dimensão” e a complexidade do julgamento seriam motivos para justificar o recebimento antecipado dos votos. Leia mais no G1.

Solução imediata para o Lixão de Luís Eduardo Magalhães


Encontro contou com a presença dos vereadores Jarbas Rocha, Ondumar Marabá e Voga Pelissari
Nesta tarde de segunda-feira, às 15h em coletiva de imprensa o prefeito Humberto Santa Cruz e a secretária de Meio Ambiente Fernanda Aguiar divulgaram que o Lixão municipal será transferido para uma área distante 12 km do centro da cidade. O terreno de trinta mil metros quadrados foi dado pelo empresário Wanderley Ferreira em uma parceria com o município. A novo Lixão da cidade será em uma área degrada, com alto índice de compactação e desmatamento. O local já está cercado e a previsão é que nos próximos 60 dias, a partir do dia 1º de março, se concluam as obras para receber o lixo da área urbana. De acordo com o prefeito Humberto Santa Cruz “ aumentará o custo para a população, porém foi um pedido da própria comunidade e os benefícios serão maiores em relação a qualidade de vida aos arredores do atual Lixão”.

Ubatã: Dívida deixada é de R$ 50 milhões, diz prefeita; Município arrecada quase isso no ano


Ubatã: Dívida deixada é de R$ 50 milhões, diz prefeita; Município arrecada quase isso no ano
A prefeita de Ubatã, Siméia Queiroz (PSB), informou nesta segunda-feira (25) que o levantamento dos débitos deixados pela gestão passada mostrou uma dívida de R$ 50 milhões. De acordo com a nova gestores, a prefeitura deve R$ 1,5 milhão referentes a salários com os profissionais da Educação; R$ 2 milhões com os servidores da administração; R$ 1,5 milhão a salários e fornecedores da Saúde; R$ 200 mil de alugueis atrasados; R$ 1,2 milhão com a Embasa e R$ 780 mil com a Coelba. Além disso, são cerca de R$ 10 milhões em precatórios; R$ 1,2 milhão com fornecedores e R$ 34 milhões com o INSS, o que totaliza a dívida milionária de R$ 52.380.000,00. , Siméia Queiroz (PSB), a sua gestão já conseguiu cortar gastos em diversos setores da administração pública. A título de exemplo, de acordo com a gestora, foram retiradas vantagens ilegais a servidores, numa economia que chega a R$ 180 mil.  Além disso, o município vinha pagando contas de água e energia sem que fosse de fato feito o uso. Conforme Execução Orçamentária do município em 2012, a previsão de arrecadação era de R$ 42,7 milhões.

Prefeituras assinam acordo de cooperação para implantar Sistema Viário Oeste


Prefeituras assinam acordo de cooperação para implantar Sistema Viário Oeste
Foto: Manu Dias/ Secom
O acordo de cooperação técnica entre as prefeituras de Salvador, Itaparica, Vera Cruz e Jaguaripe para a implantação do Sistema Viário Oeste foi chancelado nesta segunda-feira (25), na Governadoria. A assinatura, segundo o governador Jaques Wagner, é a última fase preparatória do projeto que inclui a ponte rodoviária entre a capital e a Ilha de Itaparica. O próximo passo prevê a realização de convênio ou contratação de consultoria especializada que irá complementar e estruturar o projeto básico, além dos estudos de impacto. “A ponte Salvador-Itaparica vai significar um desenvolvimento econômico e social arrojado para o Recôncavo baiano e regiões próximas”, opinou Wagner. O gestor acredita que até 2014 assinará a ordem de serviço para o início das obras. Já o prefeito de Salvador, ACM Neto, afirmou que a sua gestão dará colaboração e apoio técnico para os estudos que visam à construção da estrutura. O Sistema Viário Oeste engloba, além da ponte, a duplicação da BA-001 na Ilha de Itaparica, a duplicação da Ponte do Funil e das BAs 001 e 046, entre Nazaré e Santo Antônio de Jesus.

Empresa GDK pede recuperação judicial


Empresa GDK pede recuperação judicial
A empresa baiana GDK, uma das principais prestadoras de serviços da Petrobras, pediu recuperação judicial no dia 9 de janeiro deste ano na 3ª Vara dos Feitos de Relação de Consumo da Comarca de Salvador. A companhia faturava mensalmente uma média de R$ 900 milhões. A prestadora teve o nome envolvido em uma operação da Polícia Federal sob acusação de ter presenteado o ex-secretário-geral do PT, Sílvio Pereira, com um carro Land Rover. A empresa é a terceira baiana que presta serviços à Petrobras, bem como a WBS e a Tenase.

SANTA CRUZ DA VITÓRIA: ELENILZA LIMA FOI ELEITA PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES


cÂMARA DE CARUARU EM CONFUSÃO

Na última sexta-feira a noite foi realizada a eleição da mesa diretora da câmara de vereadores de Santa Cruz da Vitória. A vereadora Elenilza Lima (PP), foi eleita por seis votos a zero.

A mesma sendo correligionária do prefeito Jackson Rezende (PP), foi eleita com os votos dos vereadores da oposição.

No primeiro dia do ano aconteceu um imbróglio que acabou na justiça.

ITABUNA: VISITANDO BASE POLÍTICA


foto (3)

                       Augusto em Ibicaraí com Lula Brandão (PRB).

O deputado estadual Augusto Castro (PSDB), aproveitou o final de semana para visitar as bases no sul da Bahia. Augusto se reuniu com lideranças de Itabuna, além de se reunir com lideranças de cidades da região.

No sábado Augusto Castro esteve em Floresta Azul com o ex-prefeito Garrafão (PSB), e em Ibicaraí se reuniu com Lula Brandão (PRB). O mesmo é Policial Rodoviário Estadual e foi candidato a vice-prefeito em 2012.

Já no domingo Augusto se reuniu com o ex-prefeito de São José da Vitória, Zé Ávila (PR).

domingo, 24 de fevereiro de 2013

EXCLUSIVO: Luiz Caetano é convidado a assumir secretaria estadual de Desenvolvimento Urbano


                    Tudo indica que Luiz Caetano vai aceitar o convite
O ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), foi convidado esta semana a assumir a secretaria estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) em lugar de Cícero Monteiro. O convite teria sido formulado diretamente pelo governador Jaques Wagner e é a mais ousada ofensiva sua em favor da candidatura do pupilo Rui Costa ao governo do Estado, em 2014. Como Wagner estabeleceu que não convidaria nenhum secretário que fosse candidato em 2014, o convite, caso aceito, comprometerá automaticamente Caetano, que se coloca como pré-candidato à sucessão estadual, com a candidatura de Rui no próximo ano, conforme já havia antecipado este blog. Por enquanto, Caetano não abre a boca, mas são de 100 por cento as chances de aceitar a Sedur. O governador também não confirma o movimento, mas a notícia já se espalhou pelos escalões mais altos do PT. É apenas aguardar o curso dos acontecimentos para que a notícia possa ser confirmada. (Raul Monteiro)

Para Lula, Dilma é mais competitiva do que ele


                                       Lula e Dilma Rousseff
“Tenho três alternativas para 2014”, disse Lula a um amigo que o visitou. Ante a cara de exclamação do interlocutor, ele enumerou: “Minha primeira opção é Dilma. A segunda, Dilma. E a terceira, Dilma.” Para atalhar os aduladores petistas que sonhavam com o seu retorno, Lula desenvolveu uma tese. Sustenta que sua ex-poste tornou-se mais competitiva do que ele. Por quê? “Hoje, a Dilma tem os votos dela e os nossos”. Curiosamente, Lula atribui à mídia e aos adversários políticos –todos acomodados sob o rótulo de “direita”— o suposto robustecimento da musculatura eleitoral de Dilma. O penúltimo a ouvir o raciocínio foi o novo presidente da Câmara. O deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) esteve com Lula nesta sexta, em São Paulo. Depois, em conversa com o blog, esmiuçou a teoria que ouviu do ex-presidente petista. A “direita”, disse Lula, tentou intrigá-lo com Dilma no início do governo dela. Dizia-se que a cria, mais resguardada, fazia um governo melhor do que o do criador. Leia mais no Blog do Josias.

Morre o jornalista Lucas Sande


Morre o jornalista Lucas Sande
O jornalista Lucas Sande foi encontrado morto na manhã deste domingo (24) pela família em sua residência. A causa ainda é desconhecida, mas a suspeita é que Sande tenha sido vítima de AVC, segundo agentes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que o atenderam. Lucas Sande era formado em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e trabalhava na assessoria do Sistema Nacional de Emprego na Bahia (Sinebahia), com passagem pela Educadora FM.

PT aponta pré-candidatos ao governo estadual





O Partido dos Trabalhadores na Bahia (PT-BA) definiu os nomes do pré-candidatos ao governo do estado para as eleições de 2014 durante reunião da executiva estadual. O secretário da Casa Civil, Rui Costa; o secretário de Planejamento e ex-presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli; o ex-prefeito de Camaçari e ex-presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Luiz Caetano e o senador Walter Pinheiro. De acordo com resolução publicada pelo partido na última quarta-feira (22), entre as estratégias para 2014 estão realização de encontros regionais nas regiões norte, oeste, cacaueira, extremo-sul, sudoeste, recôncavo, nordeste, sisaleira, metropolitana, serra geral e litoral norte. Nestes territórios será debatida a construção da tática e da política de alianças.

Candidatura de Lídice da Mata ao governo será construída em 2014, diz PSB-BA


Candidatura de Lídice da Mata ao governo será construída em 2014, diz PSB-BA
Em reunião realizada neste sábado pelo Partido Socialista da Bahia (PSB-BA), a executiva estadual começou a definir as metas para 2014. Segundo a legenda, em 2013, o esforço partidário será dirigido, prioritariamente, para o fortalecimento dos governos da presidente Dilma Rousseff, do governador Jaques Wagner, dos prefeitos do PSB, especialmente do primeiro mandato, e da qualificação do mandato dos vereadores. “Como diz o presidente nacional do PSB, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, é preciso ganhar 2013 para depois pensar em 2014, quando o PSB da Bahia deverá construir a candidatura da senadora Lídice da Mata ao governo do estado”, diz o comunicado divulgado pelo partido. De acordo com a nota, a executiva socialista construiu um grupo de monitoramento das administrações do PSB no interior e intensificará o trabalho de crescimento do partido

Luís Eduardo Magalhães: Garoto morre após ser baleado no colo da mãe

Um garoto de 12 anos morreu na madrugada deste domingo (24) após ser atingido por disparos de arma de fogo na cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste baiano. Jedson Souza de Lima foi morto por volta de 1h40, em frente à Boate Patativa, quando estava no colo da sua mãe Edinalva dos Santos Souza, proprietária do estabelecimento. Segundo o Blog do Sigi Vilares, os tiros foram disparados na direção dos seguranças. O garoto foi socorrido para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não resistiu. A Polícia Militar prendeu Eronildo Santana Lopes, de 32 anos, e Vanderlei Sampaio Ferreira, 20, acusados pelo crime, após denúncia anônima.

Cinco ministros do STF concluíram revisão dos votos do mensalão


Cinco ministros do STF concluíram revisão dos votos do mensalão
Os votos de pelo menos cinco ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) do julgamento do mensalão foram concluídos para publicar o acórdão, para que os interessados possam ingressar com os recursos necessários. Até o momento, o presidente do STF, Joaquim Barbosa, os ministros aposentados Ayres Britto e Cezar Peluso, Marco Aurélio e Gilmar Mendes já encaminharam os votos revisados para a secretaria da Suprema Corte. Os ministros Ricardo Lewandoski, revisor do mensalão, Celso de Mello e a ministra Rosa Weber ainda não concluíram a revisão de seus votos. O prazo final do regimento para publicação do acórdão termina no dia 1° de abril. Os magistrados da Corte acreditam que o prazo será cumprido. O ministro Celso de Mello acredita que terminará a revisão do voto em dez dias e Rosa Weber tenta terminar a revisão em um período mais curto possível. Para executar as sentenças, é necessário o processamento e junção de todos os votos, em uma fase que pode demorar até dez dias. O documento poderá ter aproximadamente dez mil páginas e os recursos só podem ser movidos após o acórdão ser publicado. O prazo recursal é de cinco dias após a publicação do texto.

Após último Ângelus, papa se despede em português


Após último Ângelus, papa se despede em português
Foto: Reprodução/TV Globo
O Papa Bento 16 disse que foi convcado por Deus a se dedicar a oração durante seu último Ângelus, neste domingo (24), quando ofereceu sua bênção aos fiéis da janela de seus aposentos no Palácio Pontifício, no Vaticano. "O senhor me chama para subir o monte para me dedicar a oração. Vou continuar servindo a Igreja, com o mesmo amor", afirmou o Papa. Segundo a Santa Sé, quase 200 mil pessoas estiveram presentes na audiência dominical. No final da oração, Bento 16 se despediu em diversas línguas, inclusive português. "Obrigado pela vossa presença e todas as manifestações de afeto e solidariedade aos que estão me acompanhando nesses dias", agradeceu. Na quarta-feira (27), o pontífice realizará a última audiência geral e na quinta (28) receberá na Sala Clementina do palácio apostólico os cardeais para uma despedida. O papa partirá em seguida para Castengandolfo, a 30 km de Roma. Às 20h (16h de Brasília), sua renúncia ao papado se tornará efetiva. Informações do G1.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

FHC diz que Lula tornou-se ‘presidente adjunto’


                        Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso
Ao final de uma semana em que PT e PSDB arrastaram 2014 para dentro de 2013, Fernando Henrique Cardoso recuou a 2002. Recordou que Lula o aconselhara a desfrutar da ex-presidência com discrição. Acha que o conselheiro, agora também de pijamas, esqueceu de seguir o próprio conselho. “Ele está tão ligado às coisas do governo que dá impressão que é um presidente adjunto”, bicou o grão-tucano. “Não acho que isso seja institucionalmente bom. Pergunta lá em São Paulo se eu indiquei alguém para o governador. Se o presidente Lula quer fazer isso, não é ilegal. Só acho um pouco estranho.” Para FHC, as intromissões de Lula projetam sobre Dilma Rousseff “uma sombra.” Sombra “grande” e desnecessária. “Ele devia fazer o que ele me aconselhou a fazer. Eu opino de vez em quando.” Sobre os ataques do petismo e de Lula à era FHC, o alvo comentou: “Para o bem do Brasil é preciso que as pessoas respeitem as regras. E que entendam que não podem tratar o adversário como inimigo.” Leia mais no Blog do Josias

ITABUNA: POLÊMICO HAMILTON GOMES PROMOVIDO PARA CAPITAL


HAMILTON GOMES

O defensor público estadual Hamilton Gomes, conseguiu ser promovido e vai trabalhar na capital do estado. O mesmo que já foi vereador e ex-candidato a prefeito de Itabuna estava trabalhando em Brumado.

Hamilton Gomes enfrentou um processo interno da Defensoria pública do estado, mas acabou sendo absolvido, assumiu o cargo em Brumado e em 2013, acabou recebendo a promoção para trabalhar em Salvador.

Em 2004, o mesmo foi candidato a prefeito, e protagonizou cenas inusitadas durante a campanha.

ILHÉUS: VALDERICO REIS JÚNIO INVESTE NO FUTEBOL E PODE ASSUMIR COMANDO DO COLO COLO


Valderico-Reis

Em Ilhéus o jovem Valderico Reis Júnio decidiu entrar no ramo de futebol, ele pegou a franquia das escolinhas oficiais do Flamengo no sul e sudoeste da Bahia. Nesta sexta-feira ele concedeu entrevista no programa Alerta Total, para explicar sobre o novo investimento.

O jovem que é filho do ex-prefeito de Ilhéus, Valderico Reis, demonstra que não tem o mesmo potencial do pai para os negócios. Já foi empresário no Rio de Janeiro no ramos de assessórios de carros, já foi empresário e vocalista de banda, dono de casa de show e agora decidiu entrar no ramo do futebol.

Segundo o blogueiro Jamesson Araujo, do blog “ O Agravo”, Valderico Reis Júnio poderá assumir o comando do time da cidade, o Colo-Colo.

CAMAMU: CANDIDATO A PREFEITO ESCAPA TENTATIVA DE SEQUESTRO


G

A sucessão municipal de Camamu está virando caso de polícia, já que o candidato a prefeito Luizinho (PSB), foi vitima de uma tentativa de sequestro quando se deslocava para participar de um mutirão de construção de moradia.

O sequestro não se consumou porque populares perceberam e evitaram a ação. Luizinho, que é um dos favoritos para vencer a eleição, prestou queixa na delegacia.

o deputado federal Geraldo Simões (PT), entrou em contato com o Governo do Estado, pedindo que a segurança seja reforçada no município.

A justiça eleitoral determinou que outra eleição majoritária acontecesse em Camamu devido à anulação de 53,56% dos votos válidos, que foram destinados a candidatos que tiveram seus registros indeferidos.

A eleição realizada no próximo dia 03 de março.

ACM Neto discute projeto de requalificação da orla


ACM Neto discute projeto de requalificação da orla
Foto: Max Haack/Agecom
O prefeito ACM Neto esteve no bairro da Ribeira, neste sábado (23), para discutir as estratégias do projeto de requalificação da orla de Salvador que, na primeira etapa, irá incluir as regiões de São Thomé de Paripe a Tubarão, Penha, Rio Vermelho e Jardim de Alah até a Boca do Rio. Debaixo de uma árvore, o gestor debateu as ações com quase todos os secretários municipais e representantes da Fundação Mario Leal Ferreira, que será responsável pelo projeto. “Estamos mapeando os tipos de intervenções na orla com o objetivo de devolver à população e aos turistas a possibilidade de utilização desses espaços para ampliar o lazer e convivência da comunidade”, disse Neto. Na ocasião, também foram discutidas medidas relacionadas à requalificação do Mercado de Itapuã. 

Protesto contra Renan Calheiros reúne cerca de 300 pessoas em São Paulo


Protesto contra Renan Calheiros reúne cerca de 300 pessoas em São Paulo
Fotoprodução/Ueslei Marcelino/Reuters
O atual presidente do Senado, Renan Calheiros, é alvo de mais um protesto na tarde deste sábado (23). Cerca de 300 pessoas fecharam três, das quatro pistas da Avenida Paulista, em São Paulo. Os manifestantes gritam palavras de ordem contra a corrupção e exigem a saída imediata de Renan do cargo que ocupa desde o início de fevereiro. A Polícia Militar acompanha a movimentação, sem intervenções. 

Após retiro espiritual, Bento 16 diz que ‘maligno quer sujar criação de Deus’


Após retiro espiritual, Bento 16 diz que ‘maligno quer sujar criação de Deus’
Foto: Reprodução
Em meio aos boatos e incertezas que envolvem sua renúncia, o papa Bento 16 se pronunciou neste sábado (23), após concluir um retiro espiritual de uma semana. Durante o discurso, o pontífice agradeceu aos seus colaboradores por acompanhá-lo ao longo dos oito anos de papado e disse estar insatisfeito, pois o mal e o sofrimento têm comprometido a ação de Deus. “Parece que o maligno quer permanentemente sujar a criação para contradizer Deus e tornar irreconhecível sua verdade e sua beleza”, declarou. Joseph Ratzinger deixa o posto máximo do Vaticano a partir da próxima quinta-feira (28). Após a renúncia, ele passará dois meses na residência pontifícia de Castel Gandolfo e, depois, viverá permanentemente no mosteiro de clausura, no Vaticano, que foi reformado para recebê-lo. a

Brasil faz parceria com Nigéria para produção de energia e combate à pobreza


Brasil faz parceria com Nigéria para produção de energia e combate à pobreza
Foto: Divulgação
Durante visita de Dilma Rousseff à Nigéria, neste sábado (24), a presidente firmou uma parceria com o líder do país, Goodluck Jonathan, nas áreas de produção de energia, agropecuária, combate à pobreza e segurança alimentar. Em discurso após a reunião, que aconteceu na cidade de Abuja, Dilma ressaltou que a Petrobras, presente na Nigéria há 14 anos, pretende ampliar a produção e estabelecer presença cada vez mais marcante no país. “Nós queremos ir além. Queremos estabelecer parceria também na área de energia elétrica, dada a capacidade do Brasil na área de geração hídrica e na construção de grande sistema de transmissão”, disse. Na África, a Nigéria é o país mais populoso, com mais de 148 milhões habitantes, e o principal parceiro comercial do Brasil. 

Lula diz a presidente da Câmara que dará apoio a Temer para vice em 2014


Lula diz a presidente da Câmara que dará apoio a Temer para vice em 2014
A manutenção do vice-presidente Michel Temer na chapa para a reeleição de Dilma Rousseff em 2014 terá o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A afirmação foi feita nesta sexta-feira (22) pelo presidente da Câmara Federal, deputado Henrique Alves (PMDB-RN), que conversou por quase duas horas com Lula.   "A relação Dilma-Temer é uma coisa, a meu ver, consolidada, resolvida, e senti claramente isso hoje na posição e nas palavras do presidente Lula", declarou o peemedebista ao Estadão. De acordo com Alves, é natural que, diante do "êxito" da parceria entre Dilma e Temer, não haja mudanças na chapa que disputará a eleição presidencial. "Ele (Lula) foi muito afirmativo de que essa aliança, por seu êxito, deve continuar", ressaltou. Ainda segundo o jornal, Alves destacou também que Lula vê com "bons olhos" a continuidade dessa aliança e que as pesquisas mostram aprovação popular do atual governo.

Oposição fará lista de 'propagandas enganosas' de Dilma


Oposição fará lista de  'propagandas enganosas' de Dilma
Foto: Roberto Stuckert Filho/Presidência
A oposição está disposta a medir o nível de propaganda enganosa do governo. Nota publicada na coluna do jornalista Felipe Patury revela que o bloco oposicionista vai requisitar ao Planalto os gastos com os filmes da publicidade oficial que anunciam programas e obras como os PACs, a Transposição do São Francisco e os anúncios na mídia sobre a redução da tarifa de energia. Na avaliação do líder da minoria na Câmara, Nilson Leitão (PSDB-MT), ação de improbidade administrativa pode se fundamentar na exposição sobre os gastos com a propaganda oficial de ações não realizadas, já que, segundo ele, as promessas de campanha da presidente Dilma Rousseff só existem no papel. O parlamentar pretende evitar que a propaganda oficial possa se transformar em peça de campanha eleitoral.

Chefes dos Ministérios Públicos defendem Roberto Gurgel contra investigação


Chefes dos Ministérios Públicos defendem Roberto Gurgel contra investigação
Os chefes dos Ministérios Públicos (MPs) de todo o país defenderam o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, líder máximo do órgão no Brasil. Os procuradores repudiaram a autorização do Congresso Nacional para investigar Gurgel sobre possíveis irregularidades na compra de 1,2 mil tablets. A investigação será conduzida pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Para os membros do MP, a investigação é uma tentativa de retaliar e intimidar o procurador-geral por sua atuação em casos de grande repercussão, como o mensalão. Para os procuradores, é incabível que os parlamentares utilizem suas prerrogativas para enfraquecer o Ministério Público. Gurgel preferiu não comentar se a decisão do Senado tem motivação política, mas acredita que seja uma das possibilidades.

Itabuna: Justiça determina desbloqueio de bens de ex-vereadores


Itabuna: Justiça determina desbloqueio de bens de ex-vereadores
Foto: Divulgação
A justiça desbloqueou os bens dos ex-vereadores de Itabuna Solon Pinheiro (PSDB) e Ricardo Bacelar (PSC) e do ex-diretor de Recursos Humanos da Câmara Municipal, Kleber Ferreira. O bloqueio havia sido determinado em ação de improbidade administrativa no caso das fraudes nos empréstimos consignados no Legislativo itabunense. Conforme investigações da Polícia Federal (PF), a fraude teria atingido o montante de R$ 2 milhões. A decisão do juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública em Itabuna, Eros Cavalcanti, foi publicada no Diário do Poder Judiciário. “Aos poucos, vou provando a minha inocência”, afirmou Ricardo Bacelar em entrevista ao site Pimenta na Muqueca. O edil não disputou a reeleição em 2012.

FHC abre evento para promover nome de Aécio


FHC abre evento para promover nome de Aécio
Foto: Reprodução
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) abre nesta segunda-feira (25), em Belo Horizonte, o ciclo de debates promovido pelo partido tucano "Minas Pensa o Brasil". Principal aposta da oposição para o pleito de 2014, o senador Áecio Neves (PSDB-MG) deve aproveitar o evento para fortalecer seu nome na disputa pelo Planalto dentro dos colegas de partido. Segundo a Folha, ele teria afirmado a aliados que aguarda o início da exibição das inserções da legenda na TV, em maio, para começar percorrer o país na corrida eleitoral. O ciclo de debates serviria para manter o senador na mídia até a convenção nacional do PSDB, marcada para a maio. Além de FHC, participarão do evento o presidente do partido, Sérgio Guerra, o governador Antonio Anastasia e o deputado federal Marcus Pestana.

Novo prefeito de Ipirá diz que governo será do grupo, mas admite que pode desagradar eleitorado


Novo prefeito de Ipirá diz que governo será do grupo, mas admite que pode desagradar eleitorado
Foto: Caboronga Notícias
O novo prefeito de Ipirá, centro norte baiano, Ademildo Almeida (PT), afirmou que vai governar com o grupo político-eleitoral que o elegeu, mas garante que se for preciso tomará medidas que podem gerar “descontentamento”.  O gestor, que concorreu como vice na chapa de Antônio Colonnezi (PP), impedido pela Justiça Eleitoral e depois substituído pela esposa Ana Verena (PR) que renunciou na quarta-feira (20) por alegar limitações de saúde, disse que o mandato será repartido, e desfez qualquer dúvida quanto ao protagonismo da agremiação da qual faz parte. “Esse governo não é do partido dos trabalhadores, nem é de Ademildo, é de uma composição que tem a ‘macacada’ [um dos lados da política ipiraense] como força maior”, disse em contato com o Bahia Notícias. Mesmo assim, o alcaide admitiu que pode desagradar o próprio eleitorado. “A gente não pode mais voltar para trás. Se, para fazer mudança, seja necessário gerar insatisfação, com a possibilidade até de não se eleger depois, paciência”, declarou. Para isso, prometeu diminuir indicações, criar conselhos municipais e divulgar dados da administração pública. Perguntado sobre o grau de interferência de políticos em seu mandato, como os ex-prefeitos Colonnezi e Diomário Sá (PR), o administrador afirmou que eles participarão do governo de acordo com o peso que possuem dentro dos compromissos de campanha. “Não dá para negar a liderança individual que Antônio tem junto ao grupo que nos elegeu, por isso ele tem a fatia maior”, comentou ao informar que o antigo gestor do município, outrora adversário, indicou quatro secretários, dentre os seis possíveis. Já Diomário, é responsável pela indicação da pasta de finanças do município. A assistência social é loteada por gente do deputado estadual Jurandy Oliveira (PRP), outro aliado recente. Ademildo, no comando do município desde 18 de janeiro quando a então prefeita tinha se afastado temporariamente, disse que já ocorreram mudanças nas áreas de infraestrutura e saúde, e anunciou transformações em outros setores, como a reativação do conselho de cultura da cidade.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

DE OLHO EM 2014, GABRIELLI ENTRA EM CAMPO


Gabrielli quer entrar na disputa pelo trono de Wagner (Foto Marcos de Souza/Pimenta).
Gabrielli quer entrar na disputa pelo trono de Wagner (Foto Marcos de Souza/Pimenta).
Lilian Machado | Tribuna da Bahia
Em meio ao grande número de pré-candidaturas petistas para a sucessão ao governo do Estado, em 2014, o secretário estadual de Planejamento, José Sérgio Gabrielli, um dos nomes que tenta conquistar esse espaço, começa a entrar em campo.
A partir desta quinta-feira (21/2), ele inicia o primeiro dos 27 encontros a serem realizados no interior, intitulados de “Diálogos Territoriais”. O ponto de partida será o município de Conceição do Coité, região do Sisal, sendo o evento realizado na Uneb.
O objetivo, segundo sua assessoria, é discutir “a efetividade da gestão pública, as ações de governo, e o atendimento das demandas populares”, mas nos bastidores, os encontros são vistos, como uma forma de aproximação do secretário com as lideranças do interior. Gabrielli esteve presente ontem na festa de 33 anos de aniversário do PT, em São Paulo.
Embora desconverse sobre o seu possível ingresso na disputa estadual, o secretário tenta viabilizar o próprio nome tendo como apoiadores alguns aliados petistas, como os deputados estaduais Marcelino Galo e o líder do PT na Assembleia Legislativa, Rosemberg Pinto.
O líder petista na AL ressalta a defesa em torno de Gabrielli. Segundo Rosemberg, entre os pré-candidatos, o secretário de Planejamento é aquele que mais consegue “aglutinar a massa política e o apoio do partido”.

MINERADORA VAI GERAR 1,2 MIL EMPREGOS EM MARACÁS


Autoridades e investidores lançam pedra fundamental de mineradora em Maracás (Foto Manu Dias/GovBA).
Autoridades e investidores lançam pedra fundamental de mineradora em Maracás (Foto Manu Dias/GovBA).
A pedra fundamental da primeira mineradora de vanádio das Américas foi lançada hoje, 21, em Maracás, pelo governador Jaques Wagner e dirigentes da canadense Largo Resources Ltda. O empreendimento deve gerar 1,2 mil empregos na fase de implantação da mineradora no município, além de 400 quando entrar em operação.
De acordo com o governo baiano, a mina descoberta na Fazenda Patrício, no povoado de Porto Alegre, em Maracás, transformará a Bahia em maior fornecedor de ferro-vanádio do Brasil. De acordo com estudos da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), parceira da Largo Resources no empreendimento, a jazida é a melhor do mundo, “podendo se tornar produtora estratégica em nível global”.