sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

ITABUNA: SEMINÁRIO PLANEJA AÇÕES DE SAÚDE PARA O PRÓXIMO ANO




O secretário indicado de Saúde, Ubiratan Moreira Pedrosa, disse hoje, 7, na abertura do Seminário PlanejaSUS Itabuna 2013 que os problemas do município no setor são grandes, graves e sérios e demandam enfoques variados para que se encontrem soluções para atender à sociedade. O evento realizado no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) reúne cerca de 100 participantes, a maioria profissionais voluntários do setor público.

O vice-prefeito eleito Wenceslau Augusto Junior, que representou o prefeito eleito Claudevane Moreira Leite, Vane, disse que, embora o caos na Saúde dê mídia, pela situação do Hospital de Base, é preciso reconhecer que a atenção básica não funciona. “Isto é muito pior, acaba gerando mais problemas para a média e alta complexidade. Daí o desejo da administração Vane de discutir soluções com a sociedade”, declarou, acrescentando que “acomodações políticas não pautarão o desejo de um quadro técnico de qualidade e ético, que tenha dedicação e não tenha o cargo público como bico”.

Segundo o secretário Ubiratan Moreira, sua expectativa está centrada na atenção à saúde da população com o comprometimento dos profissionais, instituições e empresas do setor. “Pelo tamanho do problema que temos, acredito que não teremos soluções sem a participação da sociedade. Não há fórmula melhor de encará-lo”, disse, destacando que a participação popular será um dos princípios da administração do prefeito Vane.

Com 34 anos de atuação em saúde pública, o médico disse que já passou por várias experiências. “Não há salvador da pátria e nem projetos mágicos para encontrar soluções para a saúde de Itabuna. Tudo há de ser construído em regime de emergência. Contando com a colaboração de todos e participação social ficará bem mais fácil vencer os graves desafios”, afirmou Ubiratan Moreira, assinalando que profissionais, usuários e prestadores de serviço são convidados a participar desse esforço.

O coordenador do evento, o sanitarista Humberto Barreto, afirmou que o Seminário Planeja SUS Itabuna 2013 representa um momento transformador na forma de se iniciar uma nova gestão pública no município. “No campo mais amplo da política, a eleição de Vane e Wenceslau traz a possibilidade de uma gestão democrática e participativa. O SUS nos ensina, na experiência de tantos lugares, que é preciso reconhecer que não se governa sozinho e que a solução não será apontada por apenas um ator, mas governar significa mobilizar, envolver e implicar pessoas na construção da mudança”, discursou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário