sábado, 17 de agosto de 2013

BUERAREMA: CONFLITO DE TERRA SE AGRAVA

fogo2

Na manhã desta sexta-feira cerca de 8.000 pessoas interromperam o trânsito na BR 101, que liga o sul com o nordeste do Brasil, na região de Buerarema. Os populares e produtores agrícolas protestam revoltados contra a violência que a região vem sofrendo por parte de supostos índios.

Já são mais de 30 propriedades invadidas nas últimas semanas. Nesta madrugada os invasores atearam fogo a uma mercearia, após espancarem o comerciante Guil Moreira. Uma mulher que tentava apagar o fogo, foi alcançada pelas chamas e ficou queimada.

Durante a manifestação contra as invasões, duas viaturas da Secretaria Especial de Saúde Indígena, uma da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) e outra da Secretaria de Fazenda do Estado da Bahia, foram incendiadas e a loja da Cesta do Povo foi saqueada.

O deputado federal Geraldo Simões (PT), defende a suspensão do processo de demarcação dos 48 mil hectares que a FUNAI diz ser área indígena e que seja enviada urgentemente a Força Nacional para restabelecer a paz no local.

“É urgente a intervenção do Governo Federal para garantir a tranquilidade e evitar a generalização do conflito. Solicitei em plenário a presença da força nacional para solucionar conflito de terras na região”.

01 - protesto Buerarema

Nenhum comentário:

Postar um comentário