quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Supercomputadores tornarão a Bahia principal polo de alto desempenho no país

A Bahia terá, a partir desta sexta-feira (20), um centro de supercomputação para inovação que posicionará o estado como principal polo de computação de alto desempenho no Brasil. O lançamento do centro será no Senai/Cimatec do bairro de Piatã (Avenida Orlando Gomes), em Salvador, às 9h30, com a presença do governador Jaques Wagner e do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp.
São dois supercomputadores para atender demandas da indústria de petróleo e gás. O primeiro equipamento é o maior computador da América Latina, de alto desempenho para o setor; o segundo, de menor porte, ficará aberto às pesquisas em todas as áreas do conhecimento e fará parte do Sistema Nacional de Processamento de Alto Desempenho. As máquinas serão compartilhadas para utilização por outros centros de pesquisas no país.
Pesquisadores baianos sobre o tema das universidades estaduais (Uneb, Uesc e Uefs), IFBA, UFBA e Senai/Cimatec terão acesso ao centro também para capacitação.

 Nos próximos três anos serão investidos mais de R$ 42 milhões no centro.O projeto além de posicionar a Bahia em uma área de vanguarda da tecnologia petrolífera mundial, permitirá atrair outros centros de pesquisa e desenvolvimento interessados nesta infraestrutura. A Intel já sinalizou interesse em ampliar seus projetos no estado, motivada pelo projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário