sábado, 24 de maio de 2014

URUÇUCA: ESCOLAS RECEBEM O PROGRAMA SAÚDE EM MOVIMENTO

unnamed (1)

O programa Saúde em Movimento nas Escolas esteve no município de Uruçuca, no sul da Bahia, nesta quarta (21) e quinta-feira (22), prestando atendimento oftalmológico gratuito a alunos de 7 a 14 anos, matriculados nas unidades de ensino públicas municipais. De acordo com a prefeita Fernanda Silva (PT), o projeto de atenção oftalmológica oferece consultas, óculos e encaminha os estudantes para intervenções cirúrgicas, caso necessário.

“Os professores municipais foram capacitados para fazer uma triagem inicial dos alunos que poderiam ter alguma dificuldade visual, para serem atendidos pelo consultório móvel”, explica Fernanda, ao lado da deputada estadual Ângela Sousa (PSD).

Ao todo, 459 estudantes do ensino fundamental passaram pela consulta médica e fizeram exames oftalmológicos para diagnosticar a gravidade do problema. Neste período foram identificados que 193 jovens teriam necessidade de usar óculos de grau. “O projeto também beneficia esses alunos, com a entrega dos óculos, que deve ocorrer dentro de 20 a 30 dias”, completa a gestora petista.

O “Saúde em Movimento nas Escolas”, coordenado pela Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, oferecer as condições de saúde ocular para alunos de baixa renda, levando saúde pública de qualidade para a população em situação de vulnerabilidade social e, consequentemente, auxiliando na melhoria da aprendizagem, e na redução do índice de evasão e de repetência.

“Foram dois dias de trabalho intenso. Estamos disponibilizando esses serviços importantes, e que vão proporcionar melhor desempenho das crianças e adolescentes nas escolas do município. Gostaria de agradecer a equipe da Sesab que esteve presente e os profissionais que fizeram um grande trabalho, foram ao todo 21 pessoas entre médicos oftalmologistas, técnicos da ótica e outros profissionais do consultório móvel envolvidos”, pontua a titular de Saúde em Uruçuca, Michele Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário