quinta-feira, 23 de outubro de 2014

CPMI da Petrobras ouve nesta quarta-feira atual diretor de Abastecimento da estatal



15268391881_ffe4418cbe_z
CPMI da Petrobras ainda tem muito a esclarecer sobre falcatruas envolvendo a principal estatal  brasileira.
O atual diretor de Abastecimento da Petrobras, José Carlos Cosenza, será ouvido nesta quarta-feira (22), às 14h30, pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga irregularidades na estatal. Consenza substituiu Paulo Roberto Costa, que saiu da Petrobras em abril de 2012. Costa foi preso na Operação Lava Jato, da Polícia Federal (PF), por suspeitas de superfaturamento e lavagem de dinheiro na estatal. Após acordo de delação premiada, o ex-diretor passou a cumprir pena domiciliar.
O deputado Carlos Sampaio (SP), um dos que apresentaram requerimento para ouvir Cosenza, quer esclarecer uma carta enviada por Costa à presidente da Petrobras, Graça Foster, propondo uma parceria da estatal com uma empresa para construir pequenas refinarias em quatro estados. A carta, feita depois da saída de Costa, foi encaminhada a Cosenza. Segundo a Petrobras, porém, o negócio não foi para frente.
Já o deputado Rubens Bueno (PPS-PR) cita reportagens divulgadas pela imprensa para justificar o depoimento de Cosenza. Segundo uma delas, Costa teria continuado o esquema de corrupção na Petrobras por intermédio do atual diretor. Já outra reportagem fala de uma conversa do doleiro Alberto Youssef com o deputado Luiz Argôlo (SD-BA) para agendar uma audiência entre Cosenza e Youssef.
O doleiro também foi preso pela Operação Lava Jato, sob acusação de prática de crimes contra o sistema financeiro, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa. Em virtude de seu envolvimento com Youssef, o deputado Luiz Argôlo responde a processo por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética da Câmara.
A reunião da CPMI ocorrerá na sala 2 da ala Nilo Coelho, no Senado.
(Da Agência Câmara, com alterações/Foto: Alexssandro Loyola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário