terça-feira, 2 de julho de 2013

Protestos e reclamações marcam início do cortejo do 2 de Julho

Protestos  e reclamações marcam início do cortejo do 2 de Julho (Foto: Agecom)

Com bandeiras, gritos de ordens, vaias e inúmeros protestos, os soteropolitanos foram às ruas para o cortejo em comemoração à Independência da Bahia. 

Por volta das 6h da manhã, uma alvorada de fogos de artifícios marcou o dia que celebra a data magna na Bahia, na Lapinha.

O cortejo entre a Lapinha e o Terreiro de Jesus teve início após o hasteamento da bandeira do Brasil com o governador Jaques Wagner (PT) e o prefeito ACM Neto (DEM).
 “Essa á uma festa do povo, que vai às ruas celebrar a história e homenagear os heróis da Independência. O civismo sempre foi o tom dessa festa, e esse ano ainda mais, por conta das manifestações e do clamor que vem das ruas”, disse ACM Neto. “Quem está no poder precisa ter atenção ao que está acontecendo. Temos de buscar entender o recado das ruas e aperfeiçoar ainda mais as práticas de governo”, acrescentou. 

Em seguida, autoridades colocaram flores no monumento ao General Labatut. A festa segue com a entrega dos Carros Emblemáticos e a execução do Hino ao 2 de Julho. No trajeto, homenagens aos Heróis da Independência, críticas a políticos e reivindicações.

Servidores do município, que estão em greve por maiores salários, protestaram por melhorias de salário e de trabalho. Os médicos reclamam da política de importação de médicos sem a necessidade da submissão ao teste do Revalida para atuar em solo nacional.

Organizados por meio das redes sociais, o Movimento Passe Livre marcou presença no cortejo do 2 de Julho com cartazes com críticas à organização de eventos esportivos no Brasil, como a Copa das Confederações, além de redução na tarifa de ônibus.

Integrantes dos movimentos feministas realizam a Marcha das Vadias que tentam derrubar o projeto do Estatuto do Nascituro, que tramita no Congresso Nacional e proíbe o aborto mesmo em situações de estupro.

Gays e militantes de movimentos LGBTT também levam bandeiras contra a iniciativa de parlamentares da 'Cura Gay'. Projeto revoga dispositivos de resolução do Conselho Federal de Psicologia, em vigor desde 1999, que hoje impedem tratamentos que tentem mudar a orientação sexual dos pacientes.

Veja o que ainda está previsto

11h30 Recolhimento dos carros dos Caboclos nos caramanchões da Praça Thomé de Souza, com pausa nas atividades.
15h Homenagem da Câmara Municipal aos Heróis da Independência.
15h30 Reinício do Cortejo Cívico.
16h30 Previsão de chegada dos carros dos Caboclos ao Campo Grande, onde haverá, nesta ordem, o hasteamento das bandeiras, execução do Hino Nacional, colocação de coroas de flores no Monumento ao 2 de Julho, execução do Hino ao 2 de Julho e o acendimento da Pira do Fogo Simbólico. Para finalizar, e o Hino Nacional será executado de novo.









Nenhum comentário:

Postar um comentário