quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Mensalão: Julgamento tem bate-boca entre relator e revisor



O pedido de desmembramento do julgamento do mensalão, apresentado por advogados de réus que não ocupam cargos políticos hoje, provocou bate-boca entre os ministros Joaquim Barbosa, relator do processo, e Ricardo Lewandowski, o revisor, em dois momentos.
Enquanto Barbosa votou pelo indeferimento do pedido, alegando que a Corte já tratou da questão anteriormente e que é “irresponsável voltar a discutir essa questão”, Lewandowski concordou com os advogados e votou pelo desmembramento do processo.
No momento em que argumentava, Lewandowski foi interrompido por Barbosa: “Me causa espécie que tratemos dessa questão agora. Isso é deslealdade”. O revisor retrucou: “me causa espécie que sua excelência queira impedir que eu me manifeste. Acho que é um termo forte que sua excelência está usando", disse Lewandowski. Em seguida, o revisor do processo disse que Barbosa "dá indícios de que esse julgamento será tumultuado."
 
Depois do voto de Lewandowski, que durou quase 1:30 h, Barbosa voltou a subir o tom, o que provocou reações de outros ministros. O argumento dos advogados ao pedir o desmembramento é que os réus que não ocupam cargos políticos e, portanto, não têm direito a foro privilegiado, sejam julgados nos tribunais de origem. (informações:BolNotícias/Foto:AE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário