O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, está dando uma de Papai Noel no final de sua administração, só que os presentes são bancados pelo poder público e mediante critérios um tanto duvidosos.
Uma das beneficiárias do saco de bondades do gestor é a Associação Proeves, do Pastor Elias Fernandes, que pleiteou um terreno de 800 metros quadrados, no Parque Jardim Lorena, próximo ao bairro Jaçanã. A área, de acordo com documento protocolado na Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) será destinada à construção da sede administrativa da associação, além do estúdio de uma rádio comunitária e auditório.
O pedido do terreno, assinado por Fernandes e pela diretora administrativa da Proeves, Iara Alves dos Santos Jesus, tem como data 3 de novembro de 2012, pouco menos de um mês após a derrota de Azevedo nas eleições. Segundo informações obtidas pelo PIMENTA, o “presente” já estaria garantido, pois é assunto do interesse da secretária de gabinete do prefeito, Joelma Reis.
Esta não é a primeira vez que Fernandes é agraciado com os favores da Prefeitura, contando sempre com o auxílio da secretária de Azevedo. Antes, ele conseguiu um terreno situado nos fundos de sua rádio comunitária, no bairro São Caetano. Há informações de que o contemplado acabou vendendo o imóvel. Ou seja, trata-se de negociações que não atendem nem de longe o interesse público, mas ajudam a melhorar a situação financeira de alguns.
O Capitão Noel pretende ainda doar outra área no Jardim Lorena. Um tal Instituto de Desenvolvimento Municipal (Idem), que alega se dedicar à defesa de direitos sociais, mas cujo trabalho ninguém em Itabuna conhece, está para se tornar o feliz proprietário de uma área de 900 metros quadrados.
Profissionais do ramo imobiliário dizem que, com as áreas para construção cada vez mais escassas em Itabuna e um mercado super-aquecido, terrenos como esses valem ouro. Para quem é amigo do rei e pode recebê-los de graça, são um verdadeiro “negócio da China”.
Clique abaixo para ver as solicitações encaminhadas pelas entidades ao prefeito. Os documentos estão na Sedur, com ordem de tratamento prioritário.