Nota média da presidente caiu de 7,1 para 5,8
Uma nova pesquisa Datafolha, realizada pelo Grupo Folha, foi finalizada nesta sexta-feira (28) e apontou que a popularidade da presidente Dilma Rousseff caiu 27 pontos em três semanas. Período que coincide com o início dos protestos pelo Brasil.
De acordo com a pesquisa, 30% dos brasileiros consideram a gestão Dilma boa ou ótima. Na primeira semana de junho, antes da onda de protestos que irradiou pelo país, a aprovação era de 57%. Em março, seu melhor momento, o índice era mais que o dobro do atual, 65%.
Em relação à pesquisa anterior, o total de brasileiros que julga a gestão Dilma como ruim ou péssima foi de 9% para 25%. Numa escala de 0 a 10, a nota média da presidente caiu de 7,1 para 5,8. A pesquisa ainda aponta que em junho, Dilma perdeu sempre mais de 20 pontos em todas regiões do país e em todos os recortes de idade, renda e escolaridade.
Segundo o jornal Folha de São Paulo, a deterioração das expectativas em relação a economia também ajuda a explicar a queda da aprovação da presidente. A avaliação positiva da gestão econômica caiu de 49% para 27%. A expectativa de que a inflação vai aumentar continua em alta. Foi de 51% para 54%. Para 44% o desemprego vai crescer, ante 36% na pesquisa anterior. E para 38%, o poder de compra do salário vai cair; antes eram 27%.
Em dois dias, o Datafolha ouviu 4.717 pessoas em 196 municípios. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário