quarta-feira, 13 de junho de 2012

Arena Fonte Nova tem 62% das obras concluídas



Pra quem gosta de datas marcantes, anote aí: 12 de junho. Daqui a exatos dois anos, os olhos brasileiros e de todo o mundo estarão voltados para o estádio Itaquerão, em São Paulo. Às 17h, a bola da Copa do Mundo de 2014 vai rolar com a Seleção Brasileira em campo contra um adversário ainda não definido. Quer se programar para o evento? Será uma quinta-feira. Em Salvador, a Copa começa um dia depois, com a festa já emendada no final de semana.
 No gramado da Arena Fonte Nova, uma das maiores seleções do mundo jogará, já que a partida envolve o cabeça de chave do Grupo B. Dá até pra imaginar uma Holanda, Alemanha ou Inglaterra em campo...
Mas pra isso, muito trabalho ainda tem que ser feito. Por enquanto, ao contrário da Arena Fonte Nova, Salvador caminha a passos lentos. A única obra nova que terá impacto na Copa de 2014 e que já foi iniciada é o terminal de passageiros do Porto de Salvador. Aeroporto e metrô - excluindo as obras a linha 1 - continuam apenas no papel.
Se a mobilidade urbana ainda é interrogação, não se pode dizer o mesmo da Fonte Nova. O estádio, com capacidade para 50 mil pessoas, caminha a passos largos para ser um dos primeiros a ser entregues ao público e à Fifa, organizadora da Copa do Mundo.
Atualmente, o equipamento está com 62% das obras concluídas. A instalação da cobertura, que teve os trabalhos adiantados, já é bem visível, com as estruturas que apoiarão o teto, chamadas anéis de compressão, 50% prontos. Os cabos de aço e toda a estrutura de metal envolvidos já se encontram no pátio de obras que possui cerca de 3.300 trabalhadores em atuação 22 horas por dia, em três turnos.
Em termos da chamada superestrutura - que inclui a montagem de pilares, vigas,  lajes e arquibancadas - os trabalhos estão hoje em 98%, ou seja, bem perto da conclusão. As instalações elétricas e hidráulicas ainda estão em 30%, mas dentro do cronograma de entrega, previsto para dezembro deste ano.
Nos próximos meses, outras obras serão iniciadas. Em julho, as obras de acabamento, como pintura, azulejos e pisos. Em outubro, dois marcos importantes: a instalação dos assentos e o início do processo da construção do campo. (informações/Foto:Correio).

Nenhum comentário:

Postar um comentário