A possível atuação irregular das Faculdades Montenegro de Ibicaraí no fornecimento de diplomas a instituições de ensino do interior do Pará, sem autorização do Ministério da Educação (MEC), está sendo investigada pelo Ministério Público Federal em Ilhéus. A procuradora federal Flávia Galvão Arruti abriu inquérito civil público para apurar o caso.
A procuradora deu prazo de 30 dias para que o MEC informe se a faculdade está autorizada a fornecer diplomas de cursos de graduação e pós-graduação fora de sua sede. A faculdade terá prazo de 15 dias para apresentar defesa, tempo em que a Controladoria-Geral da União deverá remeter ao MPF cópia dos papéis referentes às constatações que fez e consignou em relatório.
A instituição de ensino superior de Ibicaraí foi procurada pelo Caldeião politico News, mas não havia ninguém da direção na faculdade. A família Montenegro repassou o negócio para o professor Carlos Franca, que também não estava na cidade. Segundo informações, ele residiria em Teresina (PI).