terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Prefeito ACM Neto visita Arenoso e anuncia intervenções


O prefeito ACM Neto (DEM) despachou hoje (15), com os secretários no bairro do Arenoso, onde visitou duas unidades de saúde, uma creche, uma escola e uma comunidade carente com sérios problemas de infraestrutura urbana. Como acontece todas as terças e quartas da semana, o prefeito conversou com a população, ouviu reivindicações e determinou aos secretários soluções de curto, médio e longo prazo para atender às demandas do bairro. 
A primeira parada do prefeito no bairro foi na Unidade de Saúde da Família Professor Guilherme Rodrigues da Silva. A unidade conta com três equipes de saúde da família incompletas, compostas por profissionais que, na maioria, estão com vínculos precarizados, a exemplo de contratos via Reda. Os cerca de 400 atendimentos mensais são realizados por dois médicos, quando o necessário seriam três, além de dois enfermeiros, um odontólogo, quinze agentes comunitários, quatro técnicos de enfermagem e dois assistentes de saúde bucal. 
No que se refere à estrutura, o prefeito detectou, ao lado do secretário da Saúde, José Antonio Rodrigues, problemas no portão de acesso, portas e fechaduras, além de infiltração e mofo nas paredes. Outra urgência da unidade é a revitalização do escovódromo.
Em situação mais crítica está o Centro de Saúde do Arenoso, que funciona até as 14h por conta da insegurança do bairro. A unidade necessita de substituição total das portas e janelas, reforma no telhado e paredes também devido à infiltração e mofo, além da reposição de mobiliário como cadeiras e macas que estão oxidadas. 
Outro problema grave é a falta de um local apropriado para o descarte de resíduos/ lixo hospitalar, o que coloca em risco pacientes e os próprios profissionais de saúde. A unidade também necessita de recursos humanos, uma vez que o quadro está incompleto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário