domingo, 10 de fevereiro de 2013

Prefeito participa de cortejo do Ilê Aiyê na Liberdade



Um dos mais tradicionais blocos do Brasil encerrou seu primeiro desfile de Carnaval na madrugada deste domingo (10). O Ilê Aiyê, o “mais belo dos belos” iniciou seu tradicional cortejo no Carnaval de Salvador neste sábado (9), na presença do prefeito ACM Neto. 
O bloco saiu da Senzala do Barro Preto às 22h, seguindo em direção ao largo do Plano Inclinado da Liberdade. Às 2h da madrugada deste domingo (10), saiu em desfile do Campo Grande, passando pela Avenida Sete até a Piedade. Esse é o 39º ano em que o cortejo é realizado. 
Há três, no entanto, sem a presença da mãe Hilda, que comandava o terreiro Ilê Axé Jitolu, sediado na Rua do Curuzu, e era a referência espiritual do bloco. Agora, sua filha Hidelice Benta dá a bênção para o cortejo. 
“Participar [do desfile do Ilê] pela primeira vez como prefeito traz uma emoção adicional, sobretudo no momento que a gente tem consciência de que Salvador precisa resgatar a sua história e homenagear as tradições das manifestações afro”, disse ACM Neto, ao chegar ao Curuzu. 
Ainda onte,m à noite, o prefeito, que também esteve no Camarote 2222, quando classificou com uma “pílula do que vai ser no ano que vem” a estreia do afródromo na manhã deste domingo, no Campo Grande. “O Ilê é a estrela primeira, a estrela principal de todo este contexto.” 
Entre os convidados do Ilê para o desfile, diversas personalidades, como o cineasta Spike Lee, a atriz e apresentadora Regina Casé e a modelo internacional Lea T. 
O presidente do bloco afro, Antônio Carlos dos Santos, o "Vovô" do Ilê, estima que neste ano cerca de 30 mil pessoas compareceram à Liberdade para prestigiar o evento, que contou também com a presença de 50 personalidades da cultura do país homenageado. “Hoje a cidade está em festa. O Ilê é uma referência para os blocos afro e contribui significativamente para a cidadania do povo negro. Há ainda o resgate da nossa autoestima, o que faz com que todos tenham orgulho da cor da sua pele. Além disso, mostra a nossa coragem em formam um bloco na Liberdade e a nossa capacidade de fazer uma grande festa”, afirmou Vovô. (Fonte:Ascom/Foto: Max Haack).

Nenhum comentário:

Postar um comentário