segunda-feira, 1 de julho de 2013

Governador e prefeito confirmam presença no desfile de 2 de Julho


Data cívica mais importante da história da Bahia, o Dois de Julho é cercado de expectativa  no ano em que a população está indo às ruas lutar por respeito. Todos os anos, na festa, os políticos já sabem que se expõem ao crivo dos habitantes da cidade. E as autoridades que por algum momento pisaram na bola com os cidadãos são vaiados.
“Esse ano vai ser muito pior. Vai ter mais gente. O nível de tolerância da população já chegou ao máximo”, ponderou a professora Consuelo Pondé de Sena, presidente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), que participa da organização dos eventos. 
“Só torço para que tudo seja feito dentro da ordem, sem depredações. Precisa ter um clima de respeito ao menos numa data cívica”, afirmou. No ano passado, para fugir dos protestos dos professores que estavam em greve, o governador Jaques Wagner (PT) optou por antecipar o início da procissão em uma hora (das 9h para as 8h), e nem chegou a completar o trajeto, após vaias.
O então prefeito João Henrique (PP) sequer apareceu. Segundo Consuelo, amanhã não haverá qualquer mudança na programação por conta de possíveis manifestações. Apesar do clima hostil à classe, todos os principais políticos confirmaram presença.
O governador Jaques Wagner (PT), com todos os pré-candidatos ao governo do estado de sua base, e o prefeito ACM Neto (DEM) seguirão com os blocos do governo e da prefeitura, respectivamente.
A assessoria do petista lembra que, no ano passado, quando houve greve dos professores da rede estadual de ensino e havia a previsão de grandes manifestações contra o governador, ainda sim ele participou da caminhada cívica.
Com segurança reforçada e passo ligeiro, diga-se. ACM Neto também vai para as ruas sem medo de protestos, com o mesmo aparato de segurança de anos anteriores. O prefeito ainda não confirmou se participará da agenda vespertina das comemorações, mas assegurou já ter separado o tênis para caminhar ao lado do povo.
Esse ano a Polícia Militar da Bahia vai contar com a presença de 2.704 policiais e bombeiros no desfile. A operação conta com 672 oficiais a mais do que no ano passado, quando 2.032 agentes participaram do evento.
De acordo com o assessor de comunicação da Polícia Militar, Capitão Marcelo Pita, o aumento do efetivo não é relacionado com as manifestações pela cidade. O efetivo vai ser distribuído ao longo do trajeto.
Programação

6h  Alvorada com queima de fogos no Largo da Lapinha

8h  Organização do Cortejo Cívico

9h Hasteamento das Bandeiras e Hino Nacional. Colocação de Flores no monumento ao General Labatut. Entrega dos Carros Emblemáticos. Execução do Hino ao 2 de Julho. 

9h30  Início do Cortejo Cívico. Homenagem aos Heróis da Independência: Breve parada em frente ao Convento da Soledade, Homenagem da Ordem Terceira do Carmo, Homenagem da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Esperando o Caboclo. Apresentação de grupos de percussão, clarins e  manifestações culturais, no Largo do Pelourinho, Centro Histórico.

11h30 Recolhimento dos Carros Emblemáticos dos Caboclos nos caramanchões da Praça Thomé de Souza.

14h  Organização da ordem do Cortejo Cívico.

15h Homenagem da Câmara Municipal aos Heróis da Independência.

15h30  Início do Cortejo Cívico.

16h30 Previsão de chegada dos Carros Emblemáticos e das Autoridades ao Campo Grande.  No percurso haverá uma Saudação ao Caboclo e a Cabocla na Ladeira de São Bento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário