sexta-feira, 4 de maio de 2012

Ao lado de Dilma, Lula recebe título de doutor no Rio



O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou sem bengala à cerimônia de concessão do título de doutor honoris causa por sua contribuição à história política, econômica e social do Brasil. O título foi concedido nesta sexta-feira (4), pelas universidades públicas do Rio de Janeiro.
Visivelmente abatido, Lula fez um discurso emocionado ao lado da presidente Dilma Rousseff. Em sua fala, pontuada por inúmeros goles de água, ele agradeceu e pediu desculpas por falar sentado e evitar falar de improviso, uma de suas marcas. Mesmo assim, no meio do discurso, o presidente não resistiu e saiu da programação evocando os "companheiros e companheiras" e arrancando aplausos da plateia.
Lula destacou que criou 14 novas universidades federais e dobrou de seis para 12 milhões o número de universitários no país. Além de Dilma, estiveram presentes para prestigiar o ex-presidente o ministro da Educação, Aloizio Mercadante e o seu antecessor Fernando Haddad, e os ministros Edison Lobão (Minas e Energia), Tereza Campelo (Desenvolvimento Social), Marco Antonio Raupp (Ciência, Tecnologia e Inovação) e Marcelo Crivella (Pesca). Ao lado de Lula, estava também o governador Sérgio Cabral, que saiu sem falar com a imprensa.
A cerimônia ocorreu no tradicional teatro João Caetano, no centro do Rio. A mestre de cerimônias, a atriz Camila Pitanga, em meio à apresentação, se dirigiu a presidente Dilma e disse: "vou quebrar o protocolo. Veta Dilma!", em referência ao novo Código Florestal aprovado pelo Congresso e que aguarda sanção presidencial.
O título foi entregue a Lula pelas universidades Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), UFF (Universidade Federal Fluminense) e UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro). (informações:Folha/Foto:Presidencia da República).

Nenhum comentário:

Postar um comentário