quarta-feira, 2 de maio de 2012

PAU BRASIL: CINCO MINISTROS VOTAM PELA NULIDADE DE TÍTULOS NA ÁREA INDÍGENA PATAXÓ



Na retomada do julgamento da Ação Cível Originária (ACO) 312, pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal, a ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha votou pela nulidade dos títulos de propriedade de terras concedidas a fazendeiros e agricultores na Reserva Indígena Caramuru-Catarina Paraguassu, localizada no sul da Bahia. (Camacan, Pau Brasil e Itaju do Colônia).

A ministra especificou que somente considera nulos os títulos de áreas que estão dentro da reserva, que tem 54 mil hectares.

Segundo ela, a ação (ACO 312) da Funai (Fundação Nacional do Índio) também pedia a anulação de títulos de propriedade que, segundo estudo pericial realizado após o ajuizamento do processo, estão localizados fora da área da reserva. “Quanto a esses (títulos) fora da área que não é objeto do litígio e que a autora nem teria interesse para ajuizar a ação, estou extinguindo o processo”, explicou a ministra.

Ela acompanhou o voto proferido em 2008 pelo relator do caso, ministro Eros Grau (aposentado), pela procedência da ação quanto às terras localizadas dentro da reserva. No mesmo sentido já se manifestaram, na sessão de hoje, os ministros Rosa Weber, Joaquim Barbosa e Cezar Peluso. O ministro Marco Aurélio votou pela improcedência da ACO 312.

Na sequência do julgamento, apresentam seus votos os ministros Celso de Mello e Ayres Britto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário