sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Estado investe R$ 32 milhões em segurança no Carnaval



Para garantir a segurança no Carnaval, o governo da Bahia investe R$ 32 milhões. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (1º), no Hotel Pestana, bairro do Rio Vermelho, em Salvador, com a presença do governador Jaques Wagner e do secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, entre outras autoridades.
Também foi apresentado o planejamento de segurança para a festa. Serão destacados 24 mil policiais, entre militares e civis, e peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT), com 626 profissionais a mais do que em 2012. O efetivo é distribuído entre 20.351 policiais militares, 2.992 policiais civis e 320 peritos do DPT.
O efetivo que vai atuar no Carnaval passou por intensa capacitação, por meio de treinamentos como abordagem e uso moderado da força, direitos humanos e barreiras de trânsito. “A cada ano, os profissionais de segurança se aprimoram mais. Esses investimentos retornam para a Bahia, com nossa imagem, nossa cultura, e tenho certeza que o povo vai poder brincar em paz”, destacou o governador.
Noventa e cinco câmeras de segurança (78 fixas e 17 móveis) vão monitorar a cidade em tempo real, através de 27 quilômetros de fibra ótica nos principais pontos dos três circuitos. As imagens serão acompanhadas 24 horas por dia no Centro Integrado de Informações Estratégicas do Carnaval. Montado especialmente para a festa, o centro vai reunir representantes de órgãos municipais, estaduais e federais. Além da segurança, a equipe contará com profissionais das áreas de saúde e defesa civil.
A polícia utilizará ainda 230 smartphones ligados ao sistema MOP, que garante acesso ao banco de dados da Infoseg e ao Portal da SSP para identificação e verificação de dados como pendências judiciais e mandados de prisão. “Estamos acrescentando essa tecnologia à utilização do nosso efetivo nesta que é considerada a maior operação policial do Brasil para atender a quase dois milhões de pessoas nas ruas”, disse o secretário da Segurança Pública.
No total, a infraestrutura de segurança pública conta com 217 pontos distribuídos pelos circuitos. São 14 postos de policiamento integrado das polícias Civil e Militar e 158 unidades elevadas da PM e 29 dos Bombeiros. O policiamento em terra será reforçado por três helicópteros e dois aviões motoplanadores.
Outras estruturas montadas são dois postos da Polícia Civil, seis centrais de flagrante e quatro unidades da Delegacia para o Adolescente Infrator.

Nenhum comentário:

Postar um comentário