terça-feira, 16 de abril de 2013

Índios ocupam a Câmara, e sessão é suspensa


Indígenas durante manifestação esta tarde (16), de protesto no plenário da Câmara (Foto: Fabiano Costa / G1).

Dezenas de indígenas de várias etnias tomaram o plenário e provocaram a interrupção da sessão desta terça-feira (16) da Câmara dos Deputados, quando  na tentativa de querem impedir a instalação de uma comissão especial destinada a analisar Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que modifica as regras da demarcação de reservas indígenas.
Inicialmente, os índios forçaram a entrada, mas foram impedidos por seguranças, que formaram um cordão humano diante do acesso ao plenário. Diante da insistência, o acesso acabou sendo liberado. Muitos índios sentaram-se nos lugares reservados aos deputados.
Até a última atualização desta reportagem, deputados negociavam com os manifestantes para que eles deixassem o plenário e permitissem que a sessão fosse retomada. A ex-senadora Marina Silva assumiu a liderança das negociações com os indígenas, na tentativa de convencê-los a se retirar do plenário.
Da mesa da Câmara, o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), fez um apelo aos índios para que se retirassem do plenário e, em troca, ele receberia as lideranças no gabinete da presidência para uma negociação.
Depois disso, o deputado Sarney Filho (PV-MA) e outros parlamentares passaram a conduzir os indígenas para o gabinete de Alves. Daí, as negociações

Nenhum comentário:

Postar um comentário